A Associação dos Moradores do Bairro Anchieta (Amoran) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1988, com o propósito de representar os interesses da população do bairro Anchieta, localizado na região Sul de Belo Horizonte (MG). Para tanto, constitui uma diretoria voluntária, que tem mandato de três anos, durante os quais se encarrega, principalmente, de apresentar ao poder público e à iniciativa privada as demandas das pessoas que moram ou trabalham na região, referentes a questões diversas, como segurança pública, serviços de coleta de resíduos, mobilidade urbana, arborização, trânsito etc..

Em decorrência de sua forte atuação e permanente atenção para as questões que afligem a população local, a Amoran acabou estendendo seus serviços para além dos limites do bairro Anchieta, recebendo e atendendo a solicitações de moradores de toda a região, que inclui os bairros Cruzeiro, Carmo, Sion, Mangabeiras, Comiteco e Serra sem, com isto, pretender ocupar o espaço das demais Associações que se encontram organizadas naqueles bairros.

Historicamente, a grande conquista da Amoran foi firmar uma parceria proativa com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a fim de garantir a permanência de um Posto Policial junto à sede da Associação (Rua Itapema, 162- Anchieta), que funciona como uma Base Comunitária avançada da 127ª Cia., do 22º Batalhão da PMMG. Nesta parceria, a Amoran cumpre o papel de arcar com todas as despesas geradas pelo posto (instalações, equipamentos e mobiliário, energia, água, acesso à Internet, manutenção etc.), enquanto a  PMMG garante a permanência do efetivo que faz o atendimento à população, registrando Boletins de Ocorrência e atendendo aos chamados locais.

Também no setor da segurança pública, a Amoran organizou a Rede de Vizinhos Protegidos (RVP), programa de iniciativa da PMMG, e criou o programa Comunidade Atenta, que procura mobilizar a população em torno das questões da prevenção a situações de risco à segurança individual e patrimonial.

Junto à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) a Amoran mantém permanente interlocução com os diversos órgãos e secretarias que respondem pelos serviços ao cidadão, com destaque para a BHTrans, Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e Secretaria Adjunta de Administração Regional Centro Sul. Ao mesmo tempo, mantém permanente junto aos legislativos municipal e estadual, a fim de garantir a representatividade dos cidadãos junto à Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Em outras instâncias, sempre que necessário, a Amoran também interage com a inciativa privada, a fim de solicitar apoio às próprias ações ou para iniciativas da população.

Com o objetivo de promover a aproximação entre as pessoas que representa, a Amoran realiza eventos diversos, com destaque para a Rua do Lazer e para a Tarde Amoran, que reúne a população em momentos de lazer, confraternização e gastronomia.

A Amoran mantém a Sala de Leituras Nelly Lages Jardim, que possui amplo acervo formado por livros doados pela própria população, que estão gratuitamente à disposição de qualquer pessoa interessada pela leitura.

Como serviços à comunidade, a Associação mantém ainda atendimento jurídico e psicológico gratuito e disponibiliza espaço para a atuação de profissionais que oferecem cursos de hata yoga, Dança Sênior, língua portuguesa e inglesa e também terapia alternativa, a partir da apiterapia.

Ainda, a Amoran promove a coleta de óleo residual de cozinha e realiza campanhas solidárias, em benefício de pessoas necessitadas.

Se você mora ou trabalha na região do Anchieta, mesmo que não seja no bairro, e tem interesse em apoiar iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida de todos, una-se à Amoran.

Create Account



Log In Your Account