Fundada em 1988, a Amoran surgiu da iniciativa de um grupo de moradores que, então, já percebia a necessidade de haver uma entidade que representasse de forma organizada os interesses da população local junto ao poder público e à iniciativa privada. Assumindo esse papel, em curto espaço de tempo, a Associação se firmou como legítima representante dos interesses locais, condição que mais tarde seria ampliada para os bairros vizinhos.
Parceria com a PMMG pela segurança pública
Inicialmente ocupando uma pequena casa alugada na Rua Montes Claros, em ponto próximo à esquina com Ipatinga, como primeira iniciativa, a Amoran firmou parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que teve como finalidade a instalação do Posto Policial do Anchieta, marco inicial de uma série de realizações que contribuíram para consolidar a elevada qualidade de vida no bairro.
Atuação junto à PBH
Logo em seguida, a Associação também passou a apresentar à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) as inúmeras demandas locais referentes ao trânsito, à manutenção das vias, à limpeza urbana, à arborização e às tantas outras questões cujas soluções estão no âmbito do Município. Com isso, a Amoran foi adquirindo visibilidade cada vez maior junto ao poder público e se consolidando como uma das associações de bairro mais atuantes da capital.
Nova sede
Como consequência destaque alcançado, um número crescente de moradores e também de empresários locais foram se somando aos associados da Amoran, ajudando a elevar ainda mais a capacidade de ação da instituição. Com isso, em 2000, a Associação mereceu a atenção da União, que cedeu em regime de comodato o imóvel atualmente ocupado pela sua sede, na Rua Itapema, 162.
Inclusão dos bairros vizinhos
A nova sede criou a possibilidade de aprimoramento das atividades da Amoran em benefício da população local, que se tornaram ainda mais efetivas, alcançando, inclusive, os bairros vizinhos. Assim, por entender que os problemas urbanos que afetam o Anchieta muitas vezes coincidem com os que atingem o Cruzeiro, o Carmo, o Sion e o Comiteco e também por inúmeras vezes ter recebido da população desses bairros pedidos de apoio na busca por soluções de demandas, em 2016, a Amoran os incluiu em sua área de abrangência prevista em seu estatuto.
Eventos
Desde a fundação, a Amoran prima pela realização de eventos voltados para a promoção da confraternização de moradores, empresários e trabalhadores locais. Nesse aspecto, cabe destaque para a Rua do Lazer, festa tradicional que, por décadas, foi realizada no bairro, e para o apoio dado à realização do Arraiá da São Mateus, da Paróquia de São Mateus.
Ao mesmo tempo, a Associação investe em ações culturais diversas, promovendo cursos e palestras, mantendo a Sala de Leitura e dando atenção especial à terceira idade.
A Associação do empresariado local
Desde o início da atual gestão, em 2019, a Amoran vem trabalhando para também se consolidar como representante do empresariado local. Nesse sentido, está buscando os novos associados no meio empresarial e projetando uma série de ações que ajudarão a melhorar o ambiente de negócio em nossa região.
Por tudo isso, e muito mais, ao longo de mais de três décadas de história, a Amoran tem atuado de maneira decisiva pra fazer do nosso lugar um lugar cada vez melhor de se viver.